segunda-feira, 16 de julho de 2012

Você dá resultado ou dá desculpa? Confira mais um texto da minha amiga Marynês Pereira!


OU VOCÊ DÁ RESULTADO OU DÁ UMA BOA DESCULPA.


Recentemente num bate papo com um amigo, O Bob Floriano, ele falou a seguinte frase: Marynês as pessoas que não entregam "o combinado", o resultado esperado, só tem uma coisa a fazer : DAR UMA BOA DESCULPA. OU É RESULTADO, OU DESCULPA.
Excelente tema para discutirmos neste artigo e gostaria de compartilhar com vocês algumas situações que são muito comuns nas empresas  e que talvez você possa perceber a partir de agora e seguir algumas dicas para que as DESCULPAS DESAPAREÇAM  e fiquem apenas os RESULTADOS ESPERADOS.
Normalmente, as pessoas que não concluem seus objetivos ,estão focadas em dar desculpas pelas suas falhas. Acham normal não cumprir com o combinado.
Cada dia fica mais difícil encontrar pessoas FOCADAS na solução. Aliás, se eu escrevesse um livro SOBRE AS DESCULPAS MAIS COMUNS APRESENTADAS ,não seria um livro só, seria no mínimo uma série de uns 10 livros com 500 páginas cada um.
AS PESSOAS ESTÃO SE ESPECIALIZANDO EM DAR DESCULPAS, o  que é lamentável, já que o mercado corporativo quer saber de RESULTADOS. Na realidade o mercado pouco se importa com todo o seu esforço , suas dificuldades, tombos, etc, o mercado quer saber quais resultados você apresentará.Você pode ser carismático, amigável, fácil de lidar,mas se seus resultados forem aquém do esperado, saiba que seus dias estão contados.
Pode parecer cruel este meu posicionamento, mas é a realidade. O mundo não tem tempo a perder com pessoas que querem assistir o sucesso dos outros. O mundo está aberto a quem quer ser protagonista e as portas se abrem para quem sabe o que quer e o que esperam dele.
Pessoas assim sabem que estão neste planeta para FAZER A DIFERENÇA e que NÃO ESTÃO DE FÉRIAS. Que cumprir prazos é fundamental. SER DISCIPLINADO E PERSEVERANTE são grandes qualidades.
Em muitas entrevistas de emprego que faço ou nas sessões de coaching de carreira , pergunto: porque uma empresa deveria lhe contratar? Que resultados você entregará?Qual o seu diferencial? Que  problemas você se propõe a solucionar?
E para minha tristeza e decepção a resposta não ocorre e o que vejo é uma pessoa com cara de espanto querendo dizer apenas: O QUE VOCÊ QUER DIZER COM ISSO?
Se você quer fazer parte do TIME que dá resultados e apresenta ALTA PERFORMANCE, por favor, responda à essas perguntas e NÃO SEJA MAIS UM. O mercado tá cheio de MESMICE, cheio de gente copiando e nada criando. Muitos sequer tem idéias próprias, são meros papagaios repetindo o que leram ou ouviram de outras pessoas.
E tudo isso, faz parte de uma educação de terceiro mundo como é a nossa que educa para SERMOS IGUAIS, NOS ENQUADRARMOS NO MODELO, PARA ACEITARMOS TUDO sem questionar, e principalmente, para sermos EMPREGADOS de alguém e acatar todas as ordens. Ser empregado de alguém não é problema algum, nem demérito, o problema está em achar que o PATRÃO é seu dono e que dele devem partir todas as ordens e que você, apenas deve  executar sem questionar ou nada a acrescentar , anulando-se completamente como profissional, como pessoa.
Vejo verdadeiros gênios sendo anulados por um sistema que os faz abaixar a cabeça e garantir o seu emprego. Vejo gênios com alto potencial serem aniquilados porque alguém incutiu neles a crença de que ELES NÃO SÃO CAPAZES, mas na realidade são pessoas brilhantes atuando no anonimato. 
E VOCÊ PODE SER UMA DESSAS PESSOAS BRILHANTES VIVENDO NA SOMBRA DE ALGUÉM que você, provavelmente, reverencia e considera um ser superior a você.NINGUÉM É SUPERIOR A NINGUÉM.Reverenciar pessoas, também, não é problema algum, desde que você não se anule e essa pessoa lhe dê oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Por favor, pare de dar desculpas, olhe ao seu redor, veja a realidade e SINTA QUE VOCÊ PODE IR ALÉM. Nós precisamos de pessoas como você, ACREDITE.
Mas saiba, quais resultados esperam de você.
SE FOR PRAZO, CUMPRA
SE FOR META, ULTRAPASSE.
SE FOR IDÉIAS, APRESENTE-AS.
SE FOR ESTRATÉGIAS, APLIQUE-AS.
Parta para a ação. RESULTADO SÓ ACONTECE se você AGIR.
COMECE AGORA.
OU ENTÃO..DÊ UMA BOA DESCULPA...aliás, mais uma.
ESPERO VOCÊ para comemorarmos o seu SUCESSO.
ATÉ BREVE.
Mary Pereira
marynes@providersolutions.com.br

Nenhum comentário: